Entenda a diferença entre Mercado Livre de Energia e Mercado Cativo

Conhecer e evoluir no mercado de energia não é uma tarefa simples. Há termos em que ainda deixam dúvidas em muitas pessoas, e um deles é o Mercado Livre de Energia. Você já se perguntou o que é e o porquê de sua importância para as empresas? E o Mercado Cativo? Para tirar algumas dúvidas pendentes, vamos abordar sobre estes termos e explicá-los de uma forma mais simplificada.

O que é o Mercado Cativo?

Primeiramente, para entender o Mercado Livre, é preciso falar sobre o Mercado Cativo. Ele é classificado como a compra de energia das distribuidoras locais, no qual inclui o serviço de distribuição e a geração da energia, cujas tarifas são reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre é um ambiente de negociação, onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária de distribuição de energia local.

Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, através de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como preço, prazo, volume, etc. Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma fatura independente, referente à compra da energia.

Desta forma, o cliente tem a vantagem competitiva de escolher qual será o seu fornecedor de energia. A relação com a sua concessionária local não se altera em nada: a entrega física da energia continuará sendo feita pela distribuidora de energia local, seguindo os mesmos padrões de qualidade.

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?

Aqueles que podem migrar para o Mercado Livre de Energia são os que possuem: contas de energia iguais ou superiores a R$ 90 mil são potenciais consumidores livres; unidade ou conjunto de unidades consumidoras (mesmo CNPJ raiz), cuja soma das demandas contratadas seja maior ou igual a 500KW.

Pensar na energia e em sua economia é o melhor a se fazer, tanto para o meio ambiente, como para seu negócio. Se deseja se aprofundar mais sobre o assunto, entre na aba Mercado Livre localizada no topo do nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *